sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Lavagem do Beco marcada para 23 de fevereiro em Itabuna

A Lavagem do Beco do Fuxico é uma das mais tradicionais manifestações culturais de Itabuna


A tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, que abre as comemorações quando Itabuna realiza Carnaval, está marcada para o dia 23 de fevereiro. É o 40º ano que a festa acontece na cidade.
Realizada pela Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), a festa homenageará o saudoso Nilton Ramos, o popular Nilton Jega Prêta, folião também tradicional na cidade.
Este ano, o prefeito Fernando Gomes já anunciou que o Carnaval antecipado não acontecerá. Mas o gostinho de folia contará com a presença de blocos sempre dispostos a mostrar a cara da “Folia de Momo” em terras grapiúnas.
O diretor de Turismo da Ficc, Ari Rodrigues, nomeado coordenador da Lavagem, já iniciou contatos com representantes dos Casados I… Responsáveis, Maria Rosa, Mendigos de Gravata, Hora Extra, Os Dez…Casados, para definir a organização do desfile.
“Além disso teremos os blocos afros que são as principais atrações da festa, responsáveis pela Lavagem do Beco e o banho de cheiro, seguido do tradicional banho nos foliões através do carro-pipa conduzido pelo prefeito Fernando Gomes”, adianta Ari.
Segundo ele, estão tentando o patrocínio da Bahiagás, para trazer duas bandas para se apresentar em Itabuna. “Eles são parceiros; seria o terceiro ano consecutivo que eles apoiam”, acrescenta.
Segurança
De acordo com Rodrigues, o esquema de segurança contará com a montagem de uma central de polícia próximo ao circuito da festa onde estarão concentrados agentes das polícias Civil, Militar, Guarda Municipal, Bombeiros e uma área destinada ao Samu.
O evento também conta com o apoio da Sesttran (Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito) e da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

Fonte: Diário Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário