segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Mangabinha também tem seu castelo






No ano em que se comemora o centenário da cidade de Itabuna, e que o patrimôinio histórico local é dilapidado a exemplo do Castelinho, Teatrinho ABC entre outros equipamentos arquitetônicos, ainda podemos observar relíquias da memória viva da cidade.
Uma dessas preciosidades é o centenário casarão de João Mangabinha Filho.
O bairro da Mangabinha surgiu na compra da Fazenda Burundanga, adquirida em 1907, quando João Mangabinha deu início a construção da casa grande, e loteou os pequenos terrenos que circundavam a casa que eram vendidos a preços populares a quem o procurava. Logo foi fundado o Bairro da Mangabinha, hoje um dos mais centrais da cidade. Tendo problemas como todos os bairros, a Mangabinha enfrenta suas crises de cabeça erguida, chegando aos 100 anos com a vitalidade de uma criança.
O casarão está firme, resistindo ao tempo. Segundo o Sr. Zito Mangabinha, filho do terceiro casamento do velho João, e hoje proprietário do imóvel, a casa já passou por várias reformas, mas mantém a originalidade, dentro das condições da família. "O certo seria fazer um tombamento" diz Zito, se referindo ao tempo em que ele poderá manter a casa erguida sem se render a explosão imobiliária que vem invadindo a cidade nos últimos dez anos. O progresso é sempre bom, traz emprego, renda, urbanização, mas não pode contudo apagar a história.
Esperamos que o velho casarão se mantenha firme, e as autoridades competentes permitam que nossos filhos e netos conheçam a história da cidade não só através dos livros, mas também pelo patrimônio arquitetônico e cultural desta que é a metrópole do sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário